*** Profissionais Liberais ***

Escatologia A Ciência dos Últimos Dias

Escatologia A Ciência dos Últimos Dias

Lagoa da Prata 80 Anos

80 Anos da Emancipação de São carlos do Pântano Para Lagoa da Prata

Lagoa da Prata Antiga São Carlos do Pântano

Vista Panorâmica da Área Central de Lagoa da Prata

Vista Panorâmica da Área Central de Lagoa da Prata

Terminal Turístico de Lagoa da Prata

Terminal Turístico de Lagoa da Prata

Jesus e As Doze Tribos de Israel

Jesus e As Doze Tribos de Israel

SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgôto do Município de Lagoa da Prata


O sistema de esgotamento sanitário do município mineiro de Lagoa da Prata, no Alto São Francisco, está em pleno funcionamento, tratando 100% do esgoto que hoje chega à bacia do rio Jacaré, afluente do rio São Francisco. A obra custou R$ 32 milhões e os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A ação resultou de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lagoa da Prata (SAAE). Aproximadamente 50 mil pessoas do município estão sendo beneficiadas com a conclusão da obra executada pela Companhia. O empreendimento possibilitou a descontaminação dos córregos Chico Félix, Chico Silveira e Chico Messias, na Lagoa Verde, que antes recebiam o esgoto in natura e agora Neto, diretor do SAAE, que também é membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBreceberão o efluente tratado. “Conseguimos sanar 100% do problema de esgotamento sanitário do município. Estamos atendendo toda a população com tratamento do esgoto”, afirma Astácio Correia HSF). Segundo explica o diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Eduardo Motta, as obras de esgotamento sanitário são uma das ações prioritárias da Companhia no âmbito do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba. “Nós nos preocupamos com duas vertentes: uma é a quantidade de água, que sem água não se promove o desenvolvimento regional. E a outra é a questão da qualidade da água. Isso só acontece com a implantação de obras como as de esgotamento sanitário”, destaca Motta. O novo sistema trouxe ganhos para a saúde da população e para o meio ambiente. “Temos bastante orgulho de contribuir para melhoria da qualidade de vida da população ribeirinha do São Francisco, principalmente daqueles que sobrevivem do rio, a exemplo dos pescadores”, finaliza o diretor. “É muito importante tudo isso. A qualidade da água da lagoa vai mudar, sensivelmente, graças a construção dessa estação de tratamento. Vai ser um exemplo para todo Alto São Francisco”, comemora o Engenheiro e Arquiteto Dr. Carlos Brasil Guadalupe, (o Lalinho para os mais intimos) morador do município. Obras do PAC proporcionam mais qualidade de vida para população em Minas Gerais

Centro de Educação Ambiental
O Centro de Educação Ambiental, localizado na Estação de Tratamento de Esgoto de Lagoa de Prata, visa conscientizar a população de Lagoa Grande sobre a utilização adequada do sistema de esgotamento sanitário. O local recebe, semanalmente, estudantes de escolas municipais com o principal objetivo de despertar os jovens para a necessidade de preservação dos recursos hídricos, a partir do uso consciente da água e destino correto do esgoto. “ O objetivo é apresentar o ganho social e ambiental dessa ação”, destaca Astácio Correia Neto, diretor do SAAE. O Centro também efetua o recolhimento de óleo de cozinha e outros materiais para evitar que sejam lançados nos rios e córregos, contaminando a água e matando muitas espécies de peixes da região.
Estação de Tratamento de Esgôto é Moderníssima, Modelo Nacional, Todo esgoto é Tratado e é lançado com 98% de Pureza para o Velho Chico. Poucos Municípios Brasileiros dispõem Desta Grande Estrutura Com Recursos Superiores à 32 Milhões de Reais na época de sua construção.

Nenhum comentário: